Seu povoamento iniciou em 8 de Janeiro de 1574, com a doação de sesmaria, na faixa do litoral compreendido entre Itaipuaçu e a lagoa de Maricá.
Em 1584, o Padre José de Anchieta chegou às margens da Lagoa, onde se realizou a célebre pesca milagrosa – ali encontrou diversos núcleos de povoamento em plena atividade, destacando-se as sesmarias de Antônio Mariz, na região de São José de Imbassaí, e a de Manoel Teixeira, localizada junto à Lagoa.
A colonização teve seu maior desenvolvimento em 'São José do Imbassahi', circundando a lagoa, onde se localizava a Fazenda de São Bento, da ordem dos beneditinos do Rio de Janeiro, que era uma das maiores criadoras de gado e fornecedoras de carne da Capitania. A capela de 'São José do Imbassaí' foi construída em 1675, com arquitetura de valor histórico e ambiental de estilo jesuítico.
Foi erguida a Capela de Nossa Senhora do Amparo em 1788 e o povoado cresceu.
Em 1814, formou-se a Vila de Santa Maria de Maricá que, posteriormente, perdeu sua autonomia e foi anexada a Niterói.
Em 1833 readquiriu sua autonomia. Em 1887 a EFM (Estrada Férrea Maricá) proporcionou um grande crescimento, elevando Maricá à categoria de Cidade em 1889.
Em 1889 era inaugurado o trecho que ligara até Itapeba e posteriormente até Manoel Ribeiro. Através do Governo Federal tal projeto foi prolongado até Cabo Frio, e fazendo-se o entrosamento com a Central do Brasil.
Naquela época, o trem já era um dos meios de transportes mais utilizados, principalmente pela comunidade de baixa renda. Através dele, os pescadores levavam seus peixes para vender nos mercados de Niterói e São Gonçalo, desta forma, o município também escoava sua produção de banana.
A pesca sempre despontou em Maricá, não só como fonte de sustento local, como fonte de exportação. As dificuldades de escoamento, tão grandes eram as distâncias e tão difícil a locomoção que obrigavam os comerciantes a salgar o peixe a fim de transportá-lo. A exportação para Niterói e para o Rio de Janeiro era demorada.
A implantação da rodovia Amaral Peixoto, a RJ-106, propiciou grande desenvolvimento da indústria da construção civil para residências de veraneio, equipamentos turísticos e a construção de indústrias e comércios. Hoje, a cidade de Maricá é uma das que mais recebem royalties do petróleo no estado do Rio de Janeiro.
Fonte: Maricá Info - http://maricainfo.com
Em São José de Imbassaí, Orla do Marine é urbanizada
Mais uma área de Maricá que congrega turismo e lazer está sendo revitalizada pela Prefeitura. A Praça Euclides Paulo Silva, na orla de lagoa conhecida como Marine, em São José de Imbassaí, está passando por obras de urbanização, que incluem a instalação de brinquedos para crianças, nova iluminação e estacionamento para mais de 30 carros.
Operários já atuam no local e as primeiras estruturas começaram a ser montadas. O projeto, da Secretaria de Assuntos Federativos, privilegia a natureza local e enfatiza a arborização.
A intervenção vai beneficiar também o trecho da Rua Moacir Correia que passa pela praça, localizada no final da Avenida Guarujá. Nesta, o trabalho de pavimentação chegou, nesta quarta-feira (12/09), na altura da Escola Municipal CAIC Elomir Silva.
A previsão de término da pavimentação da avenida é o fim de outubro. Em seguida, terá inicio a pavimentação da Estrada Velha de Maricá, no trecho entre a Avenida Marajó e a capela de São José.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação - http://www.marica.rj.gov.br
Áreas turísticas de Maricá são revitalizadas
Dentro do pacote de obras que a Prefeitura de Maricá promove em toda a cidade, as áreas de interesse turístico estão recebendo atenção especial. Dos mais famosos fora da cidade aos menos conhecidos até mesmo pela população, esses locais estão ficando bem diferentes do que veranistas e moradores estão acostumados a ver.
A mais recente intervenção está em andamento na orla de Itapebinha – também conhecida como “João Português”, entre os bairros de Itapeba e Parque Nanci. Equipes da Secretaria Municipal de Obras executam a urbanização do local, que inclui a pavimentação da Rua Beira de Lagoa e a cobertura de concreto pré-moldado sobre a foz do rio Buris, para facilitar o acesso ao local.
Outro ponto de lazer bastante procurado é a lagoa do Boqueirão, ao lado da ponte que liga o bairro à Barra de Maricá. A área também passa por uma revitalização que inclui a construção de um calçadão, novos quiosques e iluminação, além de um jardim no canteiro onde fica a rotatória de veículos.
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Em Jacaroá, continua o trabalho de pavimentação da Avenida Lagomar, onde operários atuam na colocação de paralelepípedos ao longo da via. A intervenção vai beneficiar toda a orla do bairro, até o entroncamento com a Estrada do Caju. Além da margem da lagoa, outros pontos da localidade também foram pavimentados, como parte da Rua Ovídio de Sousa, entre a Avenida Lagomar e a Rua B.
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Também seguem as obras que estão revitalizando as margens do canal de Ponta Negra, bairro que é a principal força turística de Maricá. Após a pavimentação de parte das ruas Beira de Canal e Belo Horizonte (que dão acesso ao farol), além dos trechos iniciais das ruas Minas Gerais e Pampulha, será a vez da Estrada (na parte próxima à praia), além do restante da Beira de Canal, receberem asfaltamento. O trabalho vai beneficiar ainda a comunidade Vila Vital, que serve de acesso à praia da Sacristia, também muito procurada por quem visita a região.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação - http://www.marica.rj.gov.br